sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A PESQUISA E-SCIENCE



A pesquisa E-Science se realiza a partir da aplicação de tecnologias avançadas de informação e comunicação (TIC).
Atualmente essa abordagem da pesquisa científica inclui os métodos das ciências sociais com a articulação de inúmeros métodos quantitativos e qualitativos em pesquisas de pequena ou larga escala nos quais são necessários o uso e a coordenação de dados de distribuídos. No âmbito das ciências sociais inclui:
• a utilização de dados digitais colhidas a partir da Web para capturar a opinião das pessoas e mapear seus comportamentos individuais e as suas redes;
• a exploração de novas formas de dados digitais, tais como registros de telefone celular e GPS;
• a criação e exploração de metadados para facilitar a partilha e reutilização de dados;
• Os dados que articula os indivíduos e incorpora a confidencialidade e as questões éticas que esta situação levanta;
• Webometria;
• mapeamento geo-referenciado de dados;
• simulações em larga escala social de vários tipos;
• paralelização de rotinas de estatística;
• marcação de colaboração de dados de vídeo sobre a interação social;
• texto e mineração de dados;
• e ferramentas para a prestação de intervenções comportamentais através da internet.

Nas humanidades os estudiosos estão particularmente entusiasmados com a digitalização dos seus recursos de dados e instalações de pesquisa avançada, porque, em combinação esses elementos podem contribuir para aumentar a eficiência com que as fontes originais podem ser descobertas, interrogadas e combinados.
Muitas das novas ferramentas e serviços estão disponíveis gratuitamente na Web (muitas vezes em troca de aceitar a publicidade) ou de fonte aberta, e alguns têm muito ativa e tecnicamente os grupos de apoio adepto disponíveis.
Recursos relacionados às mudanças no contexto da comunicação científica (revistas) e os impactos sobre a pesquisa:

• 15 Twitter users shaping the future of publishing – Mashable (October 2009)
• Academic Evolution - blog dedicated to discussing where the new media is leading higher education, publishing, and teaching
• Chris Webb’s Publishing Blog - A Wiley book publisher’s thoughts on technology and social media effects on publishing
• The death of scholarly journals. The Occassional Pamphlet (8 June 2009)
• Economic implications of alternative scholarly publishing models: Exploring the costs and benefits. John Houghton, Bruce Rasmussen & Peter Sheehan for JISC (January 2009)
• Electronic journals and changes in scholarly article seeking and reading patterns. Carol Tenopir & Donald W King, D-Lib Magazine (November/December 2008:14;11/12)
• How readers navigate to scholarly content: Comparing the changing user behaviour between 2005 and 2008 and its impact on publisher web site design and function. Simon Inger and Tracey Gardener (Sept 08)
• The new price point? ‘Free’. National Public Radio podcast (8 July 2009)
• Oxford Scholarly Communications Debate - blog
• Publishers and the future of reading. Scholarly Kitchen blog (4 June 2009)
• Publishing Frontier blog – aims to provoke a public discussion of the changes in publishing and how it affects readers, society, economics, and fundamental values such as privacy
• Scholarly communications issues – resources from the University of Edinburgh’s Information Services team
• Scholarly Kitchen – blog of the US Society for Scholarly Publishing, aims to keep members others aware of new developments in publishing
• Scholarly Electronic Publishing Weblog - references to new works related to scholarly electronic publishing, such as books, journal articles, magazine articles, technical reports, and white papers
• Self Publishing 2.0 - Print on Demand and ebook publishing have created a whole new model for publishing. Are POD and digital books the answer to an author’s prayers, or just an evolutionary step between traditional publishing models and free Internet distribution?
• Social media for scientific, technical and medicine communities blog – run by Andrew Spong, consultant and former director of business development at John Wiley and Sons
• Putting down a marker – blog by Mark Ware Consulting, looking at STM and business publishing in a transition

Fonte:

http://www.merc.ac.uk/?q=node/689

http://www.rin.ac.uk/resources/publishing/transitions-scholarly-communications

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