domingo, 25 de abril de 2010

A PRESERVAÇÃO DIGITAL DO ACERVO DO TWITTER


O Twitter, microblog voltado ao compartilhamento de informações do cotidiano dos  membros das redes sociais que se organizam através da ferramenta, deu início a uma atividade de preservação dos milhões de tweets recebidos diariamente. Trata-se da parceria firmada entre a equipe de engenharia do Twitter com a Biblioteca do Congresso Americano (Library Congress).  A parceria  partiu  do reconhecimento da LC do potencial informacional representado pelos Tweets públicos.
A Biblioteca do Congresso (LC) foi criada em 1800 e se destaca como Instituição cultural mais importante dos Estados Unidos, bem como a maior biblioteca mundial. Orientada à pesquisa, o acervo da LC abriga livros, mapas, CD’s, DCD’s, panfletos, fotografias, dentre outros documentos. A LC conta atualmente com cerca de 167 terabytes de informações baseados na web.
Para os bibliotecários da LC os arquivos digitais do Twitter possuem um enorme potencial de pesquisa. Segundo James H. Billington, bibliotecário da LC,  "Esta informação fornece evidência detalhada sobre como a tecnologia baseada em redes sociais se formam e evoluem ao longo do tempo. A coleção de documentos também representa uma notável variedade de tendências sociais. Quem quiser entender como uma ampliação do público está usando a mídia social para iniciar um debate em curso em relação às questões sociais e culturais, terão necessariamente que utilizar este material.”
Segundo informações dos gestores do Twitter, o principal interesse na parceria é a garantia de preservação dos tweets como fonte de informação para a pesquisa. Os gestores acreditam que a troca aberta de informações pode representar um impacto global sobre a pesquisa.
A parceria garante, assim, que a consulta retrospectiva a eventos sociais recentes como a eleição de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, os movimentos sociais no Irã, ou mesmo as trivialidades de nosso cotidiano estejam disponíveis preservados para as gerações futuras.
Considerado por especialistas como um ícone informacional da cultura contemporânea, o Twitter processa cerca de 50 milhões de tweets diariamente.

Fontes:
Twitter Donates Entire Tweet Archive to Library of Congress. Disponível em: http://www.loc.gov/today/pr/2010/10-081.html. Acesso em 25.04.2010.
Twitter preservation. Disponível em http://blog.twitter.com/2010/04/tweet-preservation.html. Acesso em 25.04.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário